Correio Popular Notícia





Animais começam a ser vacinados em Rondônia

Data da notícia: 13/04/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120414f1.jpg[/IMG] (Da Redação) A partir de amanhã (15), todos os bovinos e búfalos da Bahia e o rebanho com até dois anos de idade de Rondônia deverão receber a vacina contra a febre aftosa. Rondônia segue o calendário previsto pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), mas os pecuaristas baianos iniciarão a aplicação da vacina mais cedo, em razão da seca que atinge a região. ?Atendemos a uma solicitação do estado. Com a forte estiagem, os criadores precisam movimentar os animais para procurar pasto e a antecipação facilitará o manejo?, explica o fiscal federal agropecuário Ronaldo Teixeira.
Em Rondônia, a meta do Mapa é atingir índices próximos a 100% de cobertura vacinal alcançada na primeira fase do ano passado, quando 4,8 milhões de animais foram protegidos. Nessa etapa, que vai até o dia 15 de maio, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) reforçará ainda mais as ações de fiscalização da vacinação e do comércio de vacinas, visando garantir a adequada imunização do rebanho. A partir de junho, fiscais estaduais ? em conjunto com técnicos bolivianos ? realizarão a vacinação assistida em propriedades na Bolívia, na região da fronteira internacional, em uma parceria importante para garantir a sanidade animal dos dois países e que vem sendo ampliada a cada ano.
As autoridades contam o comprometimento dos produtores tanto na aplicação das doses quanto na declaração da vacinação, fundamental para a atualização do cadastro estadual. O Ministério também orienta os pecuaristas sobre os cuidados necessários para uma adequada imunização do gado: vacinar dentro do período estabelecido; adquirir vacinas em revendas autorizadas; conservar em temperatura correta (de 2 a 8°C) até o momento da aplicação; aplicar a dose certa (5 ml) na região da tábua do pescoço com agulhas e seringas em bom estado e limpas e manejar os animais com o mínimo de estresse e nos horários mais frescos do dia.

PRAZO - Após o término da vacinação, os pecuaristas rondonienses têm até o dia 20 de maio para entregar a declaração em uma das 82 Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAVs), devendo levar consigo a nota fiscal e a relação de seu gado. O prazo para os produtores da Bahia levarem o documento em uma das 71 Unidades Veterinárias Locais (UVLs) ou nos 357 Escritórios de Atendimento à Comunidade (EACs) se encerra em 15 de junho. A segunda etapa da campanha ? que prevê a imunização de todos os bovinos e búfalos de Rondônia ? ocorrerá de 15 de outubro a 15 de novembro. Com informações do Ministério da Agricultura.

Fonte:






Noticia vista 1860 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.